Toda vez em que lemos uma obra literária sobre qualquer que seja o assunto, sentimos aquela pontinha de inveja do autor (ou às vezes a sensação de que poderíamos ter feito melhor). Então, diversas engrenagens começam a surgir em torno do nosso querido balão de pensamentos e logo começamos a montar uma história, contudo devido a algumas circunstâncias a ideia acaba perdida no Mar dos Procrastinadores - mais sobre isso adiante.
Dividi umas dicas para vocês começarem a não desperdiçarem o talento e a história (que pode ser muito boa). Arregacem as mangas e puxem o lápis e o caderno, aqui nós vamos!
1) A Base
Assim como qualquer texto, para se começar um livro precisa-se ter uma base, ou seja, uma tema principal, um pano de fundo sobre qual a história se sustentará. A maioria das pessoas que escreve um livro não dá muita importância para esse item, o que acaba prejudicando uma história com uma narrativa ótima, mas sem nenhuma estrutura.
1.1) O Principio do Principio
A importância de ter algo que sustente-se a sua história é fundamental, não apenas para servir como preenchimento de algumas lacunas ou de informações secundárias, e sim como também uma espécie de "cola" que interliga todos os personagens e faz a trama toda tomar forma.
O primeiro passo é escolher sobre qual temática se passara a sua narrativa: uma história politica, medieval, romântica, aventureira, épica entre as demais pelo mundo (ou se você preferir e ter bastante criatividade crie uma história com uma base nova). As bases definem o tom que sua narrativa tomará.
1.2) Bases fortes e Bases fraca
Definir uma base como forte ou fraca é muito relativo, pois não se julga apenas pela mesma, e sim pelo conjunto inteiro formado pela obra: argumentos, personagens, enredo etc.
Não predefina sua história pela sua temática!
Além de ser errado é uma atitude natural de todo escritor iniciante: achar que sua obra é péssima e tentar arrumar, mas acaba por estragar e assim surgi as avalanches desastrosas. Sempre busque pedir ajuda a seus amigos leitores fervorosos ou sua família (seu primeiro público é aquele que você mais convive)
Sem comentários:
Enviar um comentário