Continuando a nossa série Criando um Livro (primeira parte disponível aqui). Hoje falaremos da parte que mais chama a atenção daqueles que irão ler o seu livro: a história.
1) A História
Para muitos a história é uma coisa fundamental para se ter em uma narrativa, e de fato eles estão certos, todavia não é apenas contar uma história sobre um fulano-de-tal que faz uma coisa diferente que muda alguma coisa. A verdade é muito mais complexa do que isso.
Então, vamos começar com dicas para você escrever uma história melhor. Confira:
1.1) Construindo um enredo
Como você já deve saber a história tem que ser construída por introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas uma boa história deve ter um enredo atraente, envolvente e realista (não totalmente e sim com algo que aconteça com alguém comum).
O enredo é um conjunto construído pela história de uma personagem principal com um objetivo incomum dos seus semelhantes. Depois é só desenvolver a história.
1.2) Mar de Procrastinadores
As ideias para se produzir um livro vem e vão, porém em um dado momento são tantas ideias que você fica meio perdido, que acaba não usando nenhum das ideias que podem se encaixar certamente no momento do seu livro.
Isso se chama: procrastinar. Segundo a Wikipédia, procrastinar seria o ato de se desfazer de algo ou não cumprir algo, no caso as ideias. Procrastinar também pode significar "aquele momento sem ideias", onde você procura e pensa em qualquer coisa para preencher o seu livro, mas nunca encontra.
Prometo me aprofundar mais nesse assunto, agora prosseguiremos com o nosso assunto.
2) Como começar uma história
A introdução é o começo de tudo, então minha dica é que sempre ponha um prólogo para situar o leitor de que maneira a história se construirá, além que o prólogo e o primeiro capítulo devem se manter em pequenas páginas. Aumentando gradativamente o número conforme a história for desenvolvendo-se.
2.1) Ponto de vista
Há dois tipos de pontos de vistas em uma narrativa: em primeira e terceira pessoa. A narração em primeira pessoa é dada pela personagem principal. Já a narração em terceira pessoa se dá por uma personagem fora da trama, conhecido como narrador observador.
Dado isso, é desenvolver sua história com uma estrutura boa e um ótimos argumentos. Fique ligado para as sequências da série Criando um Livro, aqui no blog!
Sem comentários:
Enviar um comentário