Bem vindos de volta! Para o primeiro post de fevereiro, considerei continuar a série Criando um Livro (parte 1 e 2 aqui). Aqui falaremos sobre uma das partes fundamentais da narrativa: as aclamadas personagens!
1) As protagonistas
Ao lermos uma nova obra prima, a primeira coisa que você busca é o que mais de aproxima do que está lendo. E é aí que entram as personagens!
Personagens são o centro do livro - os protagonistas - são aqueles que movimentam a história de uma forma tão genial (ou não) que faz você gostar e pedir por mais.
No geral, os protagonistas são os narradores da história - quando se trata de uma narração em primeira pessoa - além de serem os "mocinhos" que devem impedir algo relacionados aos vilões. O protagonista é apenas um ser que promove algo em torno de si, que acaba culminando no desenvolvimento da história.
Protagonistas, geralmente, são difíceis de construir, pois - de acordo com o tom da narrativa - ele tomará uma atitude diferente. Por se tratar de um ser humano (pode ser qualquer ser humanizado) ele terá emoções e sentimentos. Cabe ao autor construir um bom personagem, além de uma boa história de origem e de auto-conhecimento para o personagem.
2) Os secundários
As personagens secundários são, basicamente, os auxiliares do protagonista ou do antagonista. Eles podem ter uma devida relevância na história, chegando a definir o final do livro, porém não se deve esquecer que o foco principal do livro é o protagonista.
Em geral, são os amigos ou aliados da personagem principal. Pode ter uma personalidade tão forte quanto o foco da narrativa, ou pode ser apenas um figurante (que nem sempre é bom). Todo personagem secundário deve-se prezar pelo o que faz, juntamente com o desenvolvimento da narrativa.
3) Antagonistas
Antagonistas são aqueles seres que têm os objetivos que contradizem o do protagonista, ou que tenta atrapalhar as suas metas. Antagonistas são, geralmente, os "vilões" da história. As origens do antagonista devem ser exploradas do mesmo jeito que forem exploradas as do protagonista.
Assim como o protagonista ou o secundário, o antagonista deve ter sim um grau de relevância igual ao do protagonista, seja ligando uma personagem na outra, ou as duas personagens opostas colocadas em um confronto.
4) Motivações/Objetivos
Todos os personagens da trama devem ter objetivos/metas/motivações bem exploradas para não se tornar um livro chato, com intenções apenas de mostrar o lado de um, desvalorizando o lado do outro.
As motivações são o que geram os movimentos, ações, pensamentos e o desenrolar da narrativa. Por isso, as intenções dos personagens devem ser fortes, como vingança ou poder, e devem ser estabelecidas com bastante clareza.
E isso! Espero que tenham gostado. Até o próximo post!