quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Criando um Livro: Parte 4

Chegando a nossa parte 4 da nossa série Criando um Livro, falaremos de um assunto que pode não ser muito recorrente, mas sem dúvidas é bastante interessante: os detalhes.

Você lembra daquele livro em que você leu uma história muito bem amarrada? Ou como certa coisa "encaixou" perfeitamente no desenvolver da narrativa? Bem, isso são os detalhes dos livros que realmente o tornam uma coisa mais leve de se ler.

Os detalhes devem ser pensados com bastante clareza e sempre de um modo irrelevante ou até praticamente escondido, que não faça o leitor prestar atenção nele durante toda a narração.

Exemplo:


"Fulano-de-tal andava pela sua rua - a mesma rua em que sempre andara desde que aprendeu a andar, além de que foi naquela rua que deu seus primeiros passos - quando um corvo dourado passou por cima da sua cabeça com uma velocidade incrível. Fulano sabia que era um corvo, pois já tinha caçado inúmeros deles, mas nunca mais caçaria qualquer coisa, nunca mais. Os vizinhos vieram socorrer depois que o corpo do Fulano estava ao chão. A rua que ele conhecia tão bem tinha falhado com ele. Muitos se perguntavam como um caminhão de duas toneladas havia passado pela entrada da rua,porém o que mais se perguntavam era se Fulano viria a andar na rua outra vez."

Como vocês podem perceber, acabei por "disfarçar" o detalhe que posso utilizar mais a diante seria o corvo dourado, mas graças ao acidente, o leitor acaba se perguntando: e o que acontece com o fulano-de-tal agora?
Mas quando se deveria olhar para os detalhes: por que um corvo dourado? Seria um presságio? Qual a relação entre o corvo e o fulano?

Detalhes são fáceis de organizar em um texto, apenas precisa ser disfarçado, irrelevante e ter sua devida coerência, sem dar muita ênfase ao ocorrido mais sempre buscando uma forma de continuar a narrativa. Outra ideia para um detalhe oculto seria colocá-lo em um diálogo ou um flashback do ocorrido com a personagem. 
A narrativa acima, por exemplo, tem diversas formas de continuar: como um texto dramático; um texto ficcional; um texto mais realistico. Você decide.

Boa criação de livro!

Sem comentários:

Enviar um comentário