sexta-feira, 3 de julho de 2015

Livros de Ficção?

Por que devemos ler livros de ficção?

Estou aqui trazendo um texto (uma coisa pouco comum aqui no blog, especialmente esse tempo onde não postei!). Esse texto defende a MINHA opinião sobre o motivo de ler livros de ficção. Não que livros de ficção são melhores do que livros dramáticos, mas que os ficcionais levam certa vantagem.

01) Objetivo

Livros ficcionais, assim como qualquer outro livro, tem o objetivo primordial de contar uma história ou vender esse produto. Porém, esse tipo de livro tem um objetivo bem mais profundo: livros de ficção estimulam a imaginação e a criatividade do leitor em uma aventura épica, por exemplo, ou instigar a percepção e a perspicácia em um romance policial. Embora, não seja um particularidade dos livros ficcionais.

02) Escape da realidade

Além disso, livros de ficção podem ajudar a "escapar" da realidade, seja ela qual for. Talvez você esteja triste por terminado um relacionamento, ou por ter perdido um parente, ou por simplesmente "estar triste". Ler a biografia de alguém não ajudará você, nesse caso.

Um livro de auto-ajuda? Talvez. Mas, os livros de ficção - atualmente - trazem uma realidade mais realista, aproximando o leitor da vida da protagonista. Você pode ter em um livro um amigo/amiga que você precisa. Aliás, ajuda para dar uma relaxada da tensão do "mundo real".

03) Atuam como despertadores

Não, não estou falando de despertadores físicos, mas emocionais e/ou sentimentais. Os livros, no geral, ajudam a despertar o nosso lado mais humano (o lado que, às vezes, deixamos de lado). Livros de ficção deixam a nossa imaginação e o nosso "lado criança" tomar conta, nem que seja por alguns instantes.

04) São legais

Livros de ficção trazem alguma aventura, um romance, um descoberta ou qualquer coisa que não acontece/aconteceria em termos normais. E assim, eles são legais de ler e proporcionam seus leitores vivenciarem um universo novo e único que existe em um simples passar de páginas.

Ótima leitura, e não esqueçam de comentar.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Indicação Semanal: A Cidade Flutuante de Daniel Dias


A indicação semanal vai para um jovem autor brasileiro, Daniel Dias, que escreveu a história de "A Cidade Flutuante".

O livro nos apresenta uma sociedade utópica, chamada de Urjuwani e a protagonista da história, a garota Dominó. Esta obra traz um novo ramo para a literatura brasileira de ficção, com uma história intrigante, digna de filme.

SINOPSE:
Em 'A cidade flutuante', os leitores conhecerão Dominó, uma jovem e famosa bailarina do reino de Urjuwani, a capital do Império. Por força do magnetismo, a cidade consegue flutuar acima das outras cidades, que são exploradas para abastecer a capital de suas principais necessidades. Porém tudo muda quando três surpreendentes acontecimentos perturbam a tranquilidade em Urjuwani: um atentado à vida do Imperador, uma misteriosa fenda no céu da cidade e um violento ataque pirata. Filha de uma influente integrante do governo, Dominó começa a descobrir que os desastres que atingiram sua cidade guardam estranhas relações entre si. Em meio às revelações, a bailarina sofre um acidente e cai da cidade flutuante. Enquanto tenta voltar para casa, Dominó trava novas e improváveis amizades, e com ajuda delas vai descobrir que lendas podem ser verdades e sua vida, uma grande mentira. Quem estaria por trás dessa trama? Conseguirá Dominó salvar o seu mundo de um desastre maior? 'A cidade flutuante' apresenta aos leitores um mundo fascinante, onde o fantástico e o real se misturam

Mundo do Poemas: Precisa-se de Poetas!

Se você gosta de ler, escrever e compartilhar o seu poema, não seja tímido e mande o seu poema para aqui:

lerpracrerblog@gmail.com

Caso você queira adicionar informações adicionais para serem exibidas aqui, envie como notas (ou anexos) juntamente com seu poema.

Obrigado e até a próxima!

Lista: Os 5 Livros Famosos com Finais Decepcionantes.



Aqui, iremos focar em cinco livros com finais mais decepcionantes, seja por que foi quebrado a linha de raciocínio dentro do livro, ou não cumpriu as expectativas de seus leitores. Esta lista está completamente cheia de SPOILER!!!

05) As Crônicas de Nárnia: A Última Batalha

Como não amar As Crônicas de Nárnia? Porém um livro - ou franquia - mágico, escrito pelo atemporal C.S. Lewis conta a história de um mundo fictício, onde crianças são as estrelas da Terra encantada.

Parece que nada pode estragar isso, certo? Errado. Ao final do último livro, A Última Batalha, vemos todos os nossos heróis mortos na estação de trem em Londres, consequentemente eles vão para a "verdadeira Nárnia", ou o País de Aslan onde eles vivem para sempre, exceto Suzana que vê aquele lugar como a "imaginação de criança".

04) Divergente: Convergente

Uma saga literária que está ganhando seu espaço além das prateleiras, Divergente têm uma historia boa e única, com a evolução de personagens e ação de tirar o fôlego. Isso conta muito, mas por que está aqui?

No último livro da série, Convergente, a última parte da aventura de Tris é contada. Depois de salvar o seu irmão e perdoá-lo de uma traição, Tris é morta no lugar dele. Isso mexeu muito com aqueles que leram o livro e consequentemente estão esperando o filme, mas uma personagem da importância - mesmo sendo a protagonista do livro - não deveria ter morrido.

03) Jogos Vorazes: A Esperança

A saga que está quebrando paradigmas e fazendo revoluções, Jogos Vorazes sem dúvida é uma das melhores sagas literárias já produzidas no mundo. Os personagens tem seu destaque, nada exacerbado demais nem de menos, na medida certa. Se Jogos Vorazes é tão bom assim, por que sua presença na lista? 

Ao final da trilogia, A Esperança, Suzanne Collins nos mata um dos personagens mais inocentes e intocáveis da série, Primrose Everdeen, a protegida irmã mais nova de Katniss. Se iria matar algum personagem, por que não matar Katniss? Assim a revolução homenagearia alguém que, de fato, foi importante?
02) Harry Potter e as Relíquias da Morte

Outra saga muito bem escrita e apresentada ao mundo, devido ao trabalho de J. K. Rowling. Harry Potter ganhou fama por ser um dos primeiros livros (e filmes) a nos apresentar o mundo da magia como algo inexplorado antes.

Harry Potter tem seu final decepcionante? Não exatamente. Mas iremos pela lógica: se Harry era uma horcruxe e deviam destruir todas elas, por que ele continua vivo no final do livro?

01) Crepúsculo: Amanhecer

Uma das sagas mais famosas de todos os tempos.Crepúsculo está na nossa lista pelo simples fato de ninguém no livro morre. E se morre vira vampiro. E se vira vampiro apaixona-se por uma mortal.

Além de que, um dos maiores furos no enredo é: se Bella já possui o "campo de força" antes de se tornar vampira, isso significa que Edward já possuía a habilidade de ler mentes antes ou de Alice já poder prever o futuro antes de tornar-se também?


Bom, galera, essa foi a nossa primeira lista e espero que vocês gostem. 
OBS: Isso foi para mostrar que nem tudo é perfeito, mas sempre há algo para melhorar. Os fãs de As Crônicas de Nárnia (C. S. Lewis), de Divergente (Verônica Routh), de Jogos Vorazes (Suzanne Collins), de Harry Potter (J. K. Rowling) e de Crepúsculo (Stephanie Meyer) que me perdoem!

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Novos Poetas: Jackline Dias

Jackline Dias é uma poetisa com toques únicos, meios sombrios e expressivos. Com grandes toques de sentimento e emoção.


ShadowHunters da ABC




Em 2013, foi lançado o primeiro filme baseado na obra de Cassandra Claire, intitulado Os Instrumentos Mortais: Cidades dos Ossos apesar de ser totalmente baseado no livro, o filme não foi bem aceito pelos fãs da autora, tampouco foi divulgado para o público maior.
Particularmente, eu gostei do filme, suas cenas de ação são empolgantes e repletas de adrenalina, enquanto que os efeitos especiais e visuais fazem você realmente acreditar no filme, porém as subtramas e o tom do filme foram suficientes para desestabilizar o filme por completo. Chegando a cancelar a franquia no cinema.

Isso em parte foi bom, para  que ABC (rede televisa americana) percebesse o potencial da franquia. Então os produtores Ed Decter e McG, juntamente com outros, convenceram Cassandra Claire da série de livros ser adaptada para televisão.

Com um novo começo - funcionando como um reboot - Clary Fray teria suas aventuras novamente contadas, desta vez do modo certo. Katherine McNamara (Garota vs Monstro, do Disney Channel), Dominic Sherwood (Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras), Alberto Rosende e Emeraude Toubia foram escalados para serem Clary Fray, Jace Wayland, Simon Lewis e Isabelle Lightwood, respectivamente.

A série começa a suas gravações em maio de 2015, e a possível estreia ocorrerá em janeiro de 2016. Ansiosos?
Katherine McNamara e Dominic Sherwood,
os novos Clary Fray e Jace Wayland

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Indicação Semanal: A Pirâmide Vermelha


O autor Rick Riordan ("Percy Jackson & Os Olimpianos") nos traz essa divertida aventura. Com novos personagens e uma história escrita de maneira estingante, A Pirâmide Vermelha parece cumprir bem a sua meta de começar uma série e introduzir um universo - ou uma parte dele - bem diferente da sua antiga série.

O livro alterna entre dois narradores: Carter e Sadie Kane, os principais protagonistas da série. E a relação entre eles vai deixando o conteúdo dentre as páginas muito mais leve e humorada. Além disso, cada personagem é muito bem construído e algumas revelações já são perceptíveis no comço de alguns capítulos. Apesar de no final ele manter-se linear e intrigantemente surpreendente.

Sinopse:

Desde a morte da mãe, seis anos atrás, Carter Kane viaja o mundo com o pai, o egiptólogo Dr. Julius Kane. Ele não frequenta a escola e seus pertences cabem em uma única mala. Enquanto isso, Sadie, sua irmã mais nova, é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e uma vida “normal”. E ele, o que ela mais deseja: conviver com o pai. Depois de tanto tempo separados, os irmãos não tinham praticamente mais nada em comum. Até que na noite de Natal, em uma visita ao British Museum, o pai faz uma estranha promessa: tudo voltará a ser como antes. Mas seu plano dá errado, e os irmãos acabam assistindo ao momento em que um personagem misterioso desaparece com o egiptólogo e provoca uma explosão magnífica. Para salvar o pai, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada, na qual descobrem que os deuses do Egito Antigo foram despertados e algo terrível está para acontecer – e que tudo isso está relacionado com uma ligação ancestral entre os Kane e a Casa da Vida, ordem secreta que existe desde a época dos faraós. Primeiro volume da série As crônicas dos Kane, A pirâmide vermelha leva aos leitores a aventura, o mistério e o irresistível humor já característicos dos livros de Rick Riordan, autor da bem-sucedida série Percy Jackson e os olimpianos. Os capítulos narrados ora por Carter, ora por Sadie, dão à história o tom ao mesmo tempo engraçado e comovente da rivalidade e das provocações entre os irmãos, que mal se conhecem no início da saga, mas, quem sabe, ainda serão grandes companheiros.

Até mais e boa leitura!

Sagas Literárias: A Maldição do Tigre - Livro 5


O recente lançado spin-off (livro derivado) de A Maldição do Tigre, revela alguns fatos que tornaram-se recorrentes na saga inteira: o amor de uma jovem dividida por dois irmãos. Porém este livro traz a história pelo ponto de vista de outra jovem, antes mesmo de Kelsey Hayes existir: Yesubai.

O livro é bem curto - contado em apenas 6 capítulos -, porém é bem construído, não tanto quanto aqueles que vieram antes, entretanto se considerarmos o seu verdadeiro proposito, digamos que o livro é bom.

Com a promessa de mais um livro para fechar a saga ("O Sonho do Tigre"), Colleen Houck escreveu este livro para saciar a fome dos seus leitores ávidos por mais ação de tigres. Porém, não tão completo e cheio de informações quanto os seus anteriores.

Sinopse:
Mais de 300 anos antes de Kelsey Hayes surgir na vida de Ren e Kishan, uma jovem cruzou o caminho dos príncipes. Seu amor por um deles mudou o curso da história e o destino da família Rajaram. Criada longe dos olhos da corte, isolada do convívio no castelo, Yesubai luta para suportar os maus-tratos do pai e manter em segredo suas habilidades mágicas. Lokesh é um poderoso e cruel feiticeiro que foi capaz de assasinar a própria esposa porque ela lhe deu uma filha em vez de um filho.
Ao completar 16 anos, Yesubai é surpreendida por um anúncio do rei. Procurando fortalecer suas relações diplomáticas, o nobre acredita que algum dos reinos vizinhos será uma boa estratégoa para diminuir os conflitos na região. A jovem recebe a notícia com alegria. Pela primeira vez, ela enxerga um fio de esperança, a perspectiva de escapar do controle do pai e de levar uma vida fora do confinamento de seus aposentos. Mas esses não são os planos do feiticeiro. Ele vê no iminente casamento de yesubai uma oportunidade de conseguir ainda mais poder e não poupará esforços para atingir seus objetivos sombrios.
A Promessa do Tigre conta as origens da história dos príncipes Ren e Kishan e os acontecimentos que levaram às aventuras da aclamada série A Maldição do Tigre.

Até mais, e boa leitura!

terça-feira, 31 de março de 2015

Esperar por Bia Oliveira



Continuando o nosso querido bloco de poemas de pessoas quase anônimas. Se você perdeu a primeira parte - introduzindo o novo mundo, clique aqui. E como no bloco passado não conseguimos introduzir o bloco aqui vai.

Neste novo "mundo" vamos mandar poemas e cartas para quem quiser ver. E, você aí, do outro lado da tela quiser ver o seu poema aqui, entre em contato conosco por meio da fanpage ou nosso e-mail:

lerpracrerblog@gmail.com

Fiquem com o poema de Bia Oliveira, Esperar:


segunda-feira, 30 de março de 2015

Sagas Literárias: A Maldição do Tigre - Livro 4





O final da sagas mais emocionante, épica e excitante está imprensa em um pouco mais de 200 páginas. Com reviravoltas incríveis e ação de primeira, o livro é o mais completo da saga, apesar de ser o segundo maior em número de páginas. Mas o destino de Kelsey, Ren, Kishan, Kadam, Lokesh e todos os outros se cruzam e desenham uma tênue linha que determinará quem vive e quem morre. Collen Houck mais uma vez nos surpreende com suas histórias e com um aviso bombástico: a série deve seus direitos autorais vendidos para a Paramount e logo será um dos sucessos do cinema.

Além de que a saga ganharia um spin-off, um livro derivado, contando a história de outra garota que ficou no meio dos irmãos Rajaram.

Sinopse:
Com três profecias da deusa Durga solucionadas, agora resta apenas uma no caminho de Kelsey, Ren e Kishan para que a maldição seja quebrada. Mas o maior desafio do trio os aguarda: A busca pelo ultimo presente de Durga – a Corda de Fogo – nas Ilhas Andaman situadas na Baía de Bengala. Uma busca que ameaçará suas vidas.É uma corrida contra o tempo e o malvado feiticeiro Lokesh – neste ansiosamente aguardado quarto livro da série A Maldição do Tigre – colocará o bem contra o mal, testará laços de amor e lealdade, e, finalmente revelará o verdadeiro destino do Tigre, de uma vez por todas.

Tudo o Que é Sólido Pode Derreter



Tudo o que é Sólido Pode Derreter é o nome de uma famigerada série de televisão de 2009, exibida pela TV Cultura. A série conta a história de vida de uma menina, Thereza (Mayara Constantino), que vivenciava as histórias loucas antes vividas por personagens da literatura brasileira. Além de chamar um público mais jovem para a cultura nacional, a série é derivada de um curta metragem de mesmo nome, dirigido por Rafael Gomes (criador da série), em 2005.

Com 13 episódios de 25min, a história adaptou para a vida da jovem 13 literaturas mais conhecidas e famosas, como Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Álvares de Azevedo, Machado de Assis, Gonçalves Dias, Mário de Andrade entre outros.

Além de ter algumas obras portuguesas, como Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente e Os Lusíadas, de Camões. A série é bem divertida e está disponível no YouTube ou em qualquer site. Qualquer dúvida: olhar no tio Google.

Abaixo vai o link para o primeiro episódio:


Boa leitura, e até a próxima.

Criando um Livro: Parte 5

E chegamos ao final de mais um série do blog! Se você perdeu as partes anteriores clique aqui! Pois bem, começaremos a última parte - e talvez a mais importante ou difícil.

1) O Final

O desfecho da aventura contada por tantas páginas tende a ser o mais épico o suficiente, tanto para aquele autor que deixará uma continuação como aquele que finalizará a obra. Geralmente, o final é retratado com alguma coisa impactante (morte, revelação, final feliz, etc) que foi dito para o leitor no desenvolver da história. De preferência, o clímax - ponto chave - deve estar muito bem "escondido" do leitor para que a surpresa seja ainda maior para não cair na mesmice.

2) Final para Continuação

O final para um continuação é um pouco mais difícil de pensar e escrever, pois requer atenção e um trabalho minucioso por parte do escritor para que o livro anterior tenha uma conexão com o seguinte, sem comprometer a história própria do livro. Embora, seja muito mais produtivo pelo simples motivo de utilizar informações do livro anterior para enriquecer a saga por completa!

Um final para uma continuidade tem que ser o mais breve possível, para motivar o leitor a ler e - principalmente - comprar e gostar do próximo livro, ou da saga. Além de terminar a história no auge (com a morte, partida de uma personagem importante).
3) Final Único

Um final único é mais visivelmente fácil de escrever, já que a principal preocupação do escritor do livro único é ceder um final digno de toda a sua obra. Concluindo os arcos/cenas secundárias vividas pelas personagens, sem perder o foco da narrativa principal. Sendo obrigatório finalizar a história que cativou a atenção do leitor.

4) Final Feliz?

O conceito de final feliz é muito obvio. Entretanto, as histórias mais comuns - chamadas de clássicos - apresentaram uma estrutura pronta, que foi utilizada por diversos autores, onde todos os personagens "bonzinhos" tinham uma vida feliz e harmônica e todos os "malvados" tinham a pior morte de todas. E isso aos poucos foi sendo retirado dos livros, para a alegria daqueles que odeiam os cliques. Então, quando você for escrever um livro pense em um final adequado - que culmine até na própria morte do protagonista, se necessário -, não um final que possa agradar a todos.

Boa criação, e até a próxima!

sábado, 14 de março de 2015

Sagas Literárias: A Maldição do Tigre - Livro 3


A terceira parte da nossa querida saga literária, A Maldição do Tigre. Hoje falaremos do terceiro livro da série escrita por Colleen Houck: A Viagem do Tigre.

Na terceira aventura dos personagens mais queridos e "rabanetais" do universo inteiro, voltam para enfrentar aventuras que colocarão sua vida em risco e os colocarão face a face com os seus medos mais profundos.

Sinopse:
Em sua terceira busca, a jovem Kelsey Hayse e seus tigres precisam vencer desafios incríveis propostos por cinco dragões míticos. O elemento comum é a água, e o cenário de mar aberto obriga Kelsey a enfrentar seus piores temores. Dessa vez, sua missão é encontrar o Colar de Pérolas Negras de Durga e tentar libertar seu amado Ren tanto da maldição quanto de sua repentina amnésia. No entanto, o irmão dele, Kishan, tem outros planos, e os dois competem por sua afeição, além de afastarem aqueles que planejam frustar seus objetivos. Neste livro, Kelsey, Ren e Kishan retornam a jornada em direção ao seu verdadeiro destino numa história com muito suspense, criaturas encantadas, corações partidos e ação de primeira.

Boa leitura!

Indicação Semanal: Julieta


Romances arrebatadores, mas um problema: famílias rivais. É sobre isso que a autora Anne Fortier escreveu o seu primeiro e mais famoso livro: Julieta.

Com uma narrativa empolgante, repleto de reviravoltas, a autora traz uma nova versão do clássica peça de William Shakespeare. O livro alterna entre tons de um romance realista para um drama policial investigativo, tornando-o bem intrigante para se ler.

Sinopse:
Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos de idade foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro. Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto que sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. 
A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos - um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Porém, logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando. O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescitti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias.
E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo. Essa é a história de uma mulher moderna, que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor.

Boa leitura e até a próxima!

How to Get Away with a Murder






How to Get Away with a Murder é uma série dramática norte-americana, que conta com a mesma produtora de Grey's Anatomy. A série é estrelada por Viola Davis (Histórias Cruzadas).
A série é muito bem construída e narra a história de uma rígida advogada/professora de advogacia, Annalise Keating que dá aula na ficticia Universidade de Midtown, na qual ela seleciona os cinco mais inteligentes e promissores alunos para trabalhar com ela no seu escritório. A trama atinge o seu apice, quando tanto os alunos quanto a professora têm suas vidas balançadas por um assassinato misterioso em que eles começam a trabalhar.
A primeira temporada da série estreia em 5 de março de 2015 no Brasil pelo canal Sony, são apenas 15 episódios e a série já foi renovada para uma segunda temporada.
Boa serie!

Mundo dos Poemas!

"Poemas são pequenos pedaços da nossa alma que falam por si só" - Matheus Costa.

E com essa explicação que eu vos deixo com o poema abaixo, escrito por Matheus Costa:


segunda-feira, 2 de março de 2015

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 2



O último desafio para a liberdade! Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 2 é o último filme adaptado da série escrita por Suzanne Collins.

A batalha final contra a liberdade de Panem contra a capital chega ao seu ápice. Katniss (Jennifer Lawrence) decide formar uma resistência contra a Capital para derrubar o presidente Snow (Donald Sutherland). Eles arriscam suas vidas em uma missão para tentar assassinar o tirano líder, que fica cada vez mais obcecado em destruir Katniss. As armadilhas mortais, inimigos e escolhas morais que esperam por Katniss, porém, vão desafiá-la mais do que qualquer área que ela já enfrentou.

O filme estreia em 20 de novembro de 2015, nos EUA e um dia antes aqui no Brasil. Além de tudo, a autora da série disse que caso a série se estabeleça bem no final pode continuar no cinema.

Ansiosos para o filme?

domingo, 1 de março de 2015

Divergente 2 no cinema!



No dia 20 de março deste ano, os fãs da aclamada série de Veronica Roth poderão pular de alegria com o lançamento do mais novo filme. A Série Divergente: Insurgente  estreia um dia antes no Brasil.

Depois do muito bem construido primeiro filme, a franquia de Shailene Woodley começa a ganhar forma. A atriz que pintou os cabelos para a continuação está tendo o seu momento em Hollywood, além de que a protagonista confirmou o contrato para a última adaptação da série, Convergente que será dividido em duas partes - para ter o mesmo efeito de Crepúsculo, Jogos Vorazes e Harry Potter.

Sinopse:

Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) agora são fugitivos e procurados por Jeanine Matthews (Kate Winslet), líder da Erudição. Em busca de respostas e assombrados por prévias escolhas, o casal enfrentará inimagináveis desafios enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem. 

Sagas literárias: A Maldição do Tigre - Livro 2


"Não consegui esperar pela nova saga do rabanete!" E é com essa frase que iniciaremos o nosso segundo livro da série A Maldição do Tigre: O Resgate do Tigre, por Colleen Houck.

Depois do final mais inquietante do primeiro livro, a nossa heroína rabanete, Kelsey, se junta com o irmão de seu amado em uma missão de resgate. Passando por diversas provações e com um certo grau de ação e romance, a aventura é tão intrigante que faz você não parar de ler.

O livro, lançado em 2012, foi um dos mais esperados do ano, juntamente com outras obras mais conhecidas e famosas. O resgate do tigre acerta em diversas estruturas e com a dosagem certa entre todas as cenas e uma boa construção de personagens em relação ao primeiro.

Sinopse:

Kelsey Hayes nunca imaginou que seus 18 anos lhe reservassem experiências tão loucas. Além de lutar contra macacos d'água imortais e se embrenhar pelas selvas indianas, ela se apaixonou por Ren, um príncipe indiano amaldiçoado que já viveu 300 anos. Agora que ameaças terríveis obrigam Kelsey a encarar uma nova busca - dessa vez com Kishan, o irmão bad boy de Ren - a dupla improvável começa a questionar seu destino. A vida de Ren está por um fio, assim como a verdade no coração de Kelsey.

Fiquem com essa leitura e até a próxima.

Indicação Semanal: Água para Elefantes



Para (re)começar o blog, falaremos sobre uns dos primeiros livros que eu li e ganhou sua versão para o cinema: Água para Elefantes de Sara Gruen.

Uma história cativante e romântica sobre um estudante de veterinária, Jacob Jankowksi que tem sua vida bagunçada pela morte de seus pais, então ele se aventura pelo circo e descobre o amor pela arte, pelos animais e por Marlena, mulher de seu chefe.

Repleto de intrigas e flashbacks do passado e do futuro a narrativa se mantém em um clima ótimo e favorável para os amantes de um clima ameno esem muitas surpresas. Porém, devido ao filme - onde retiraram cenas e até mesmo personagens - a popularidade do livro subiu.

Ainda devido ao filme. estrelado por Robert Pattison (Crepúsculo) e Reese Whiterspoon (Legalmente Loira) a capa do livro sofreu uma alteração significativa:


Então, fiquem com essa leitura e até a próxima!

Revitalização do Blog!

Recomeçando o blog com o pé direito no primeiro dia de março! Pedindo desculpas pela grande demora na atualização, mas seguindo por aqui para as novas novidades (?). Confira:

A partir de agora, teremos um novo mundo no blog, o Mundo dos Poemas onde falaremos sobre os poemas em ascenção e sobre tudo que se trata um poema. Além disso, gostaria de avisar que conclui as atualizações das nossas redes sociais:






Twitter: @LCrer






Facebook: Ler Pra Crer




Google +: Ler Pra Crer +

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Contos Infantis Adaptados: Cinderela


Terminando a nossa primeira série aqui do blog (que venham outras!), a série Contos Infantis Adaptados termina falando de uma personagem querida e conhecida por todos que liam - e ainda leem - histórias antes de dormir. Falaremos hoje da bela Cinderela.
 Sendo considerado um dos contos mais famosos por torno do mundo, Cinderela tem sua versão mais antiga conhecida na China, por volta de 860 a.C., porém se tornou popular pelas mãos do escritor francês Charles Perrault (A Bela Adormecida) e ainda mais famosa pelas mãos dos alemães Irmãos Grimm.

A primeira adaptação da obra foi em 1749, de Jean-Louis Laruette para ópera, e desde aí muitas adaptações surgiram para ballet, teatro, poesia, filmes, televisão, telenovelas e até mesmo para shows no gelo.

Talvez, a versão mais conhecida seja a adaptação animada da Disney - porque ela tem dinheiro e faz coisas memoráveis, e porque ela é a Disney! - em 1950. Tornando-se o décimo-segundo longa metragem da empresa inspirado em contos.

Em 2015, ganha uma nova versão cinematográfica e em live-action com Lily James no papel central. A história da "gata borralheira" é conhecida no mundo todo e se tornou um dos clássicos da cultura popular até os dias de hoje!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Contos Infantis Adaptados: A Bela Adormecida


Inciando a penúltima parte da nossa querida e fofa do blog. Para quase terminar a nossa série é um conto que foi adaptado recentemente: a aclamada Malévola!

Tendo inicialmente sido publicado em um livro em 1697 pelo francês Charles Perrault. Assim como todos os outros contos, a Disney tratou de estabelecer uma adaptação animada cinematograficamente, em 1959.

Com as recentes adaptações de sucesso, a Disney lançou a nova versão do conto, intitulado Malévola. Mostrando o lado da vilã principal (interpretado pela linda Angelia Jolie), com cenas CGI ótimas e um roteiro magnificamente trabalhado. O filme se tornou um dos mais lucrativos de 2014.

Boa diversão e bom filme!

Sagas Literárias: A Maldição do Tigre - Livro 1


Inciando uma nova série aqui no blog, com uma notícia empolgante! A partir de hoje teremos aqui no blog, toda sexta um post sobre as sagas literárias que inovaram as aventuras de ficção. E pra começar: A Maldição do Tigre!

Romances épicos que emplacam sucessos em diversos países surgem das mais variadas fontes, com AMT não foi diferente. O primeiro contato da obra de Collen Houck com o público em geral foi através de um site de e-books.

Lançado em 2011, o livro traz uma história envolvente e aventureira, capaz de fazer você roer unhas e transpirar de nervosismo. A história acompanha Kelsey, uma garota normal que acaba se tornando a peça-chae para quebrar um maldição milenar.

Sinopse:

Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração: um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. Determinada a devolver a Ren sua humanidade, Kelsey embarca em uma perigosa jornada pela Índia, onde enfrenta forças sombrias, criaturas imortais e mundos místicos, tentando decifrar uma antiga profecia. Ao mesmo tempo, se apaixona perdidamente tanto pelo tigre quanto pelo homem. Então, Kelsey e Ren embarcam em uma emocionante aventura.

AMT é o primeiro volume de uma saga literária que conta com mais outros quatro livros - e um a ser lançado. Se você gosta de ler, vai amar este livro.

Boa leitura!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Criando um Livro: Parte 4

Chegando a nossa parte 4 da nossa série Criando um Livro, falaremos de um assunto que pode não ser muito recorrente, mas sem dúvidas é bastante interessante: os detalhes.

Você lembra daquele livro em que você leu uma história muito bem amarrada? Ou como certa coisa "encaixou" perfeitamente no desenvolver da narrativa? Bem, isso são os detalhes dos livros que realmente o tornam uma coisa mais leve de se ler.

Os detalhes devem ser pensados com bastante clareza e sempre de um modo irrelevante ou até praticamente escondido, que não faça o leitor prestar atenção nele durante toda a narração.

Exemplo:


"Fulano-de-tal andava pela sua rua - a mesma rua em que sempre andara desde que aprendeu a andar, além de que foi naquela rua que deu seus primeiros passos - quando um corvo dourado passou por cima da sua cabeça com uma velocidade incrível. Fulano sabia que era um corvo, pois já tinha caçado inúmeros deles, mas nunca mais caçaria qualquer coisa, nunca mais. Os vizinhos vieram socorrer depois que o corpo do Fulano estava ao chão. A rua que ele conhecia tão bem tinha falhado com ele. Muitos se perguntavam como um caminhão de duas toneladas havia passado pela entrada da rua,porém o que mais se perguntavam era se Fulano viria a andar na rua outra vez."

Como vocês podem perceber, acabei por "disfarçar" o detalhe que posso utilizar mais a diante seria o corvo dourado, mas graças ao acidente, o leitor acaba se perguntando: e o que acontece com o fulano-de-tal agora?
Mas quando se deveria olhar para os detalhes: por que um corvo dourado? Seria um presságio? Qual a relação entre o corvo e o fulano?

Detalhes são fáceis de organizar em um texto, apenas precisa ser disfarçado, irrelevante e ter sua devida coerência, sem dar muita ênfase ao ocorrido mais sempre buscando uma forma de continuar a narrativa. Outra ideia para um detalhe oculto seria colocá-lo em um diálogo ou um flashback do ocorrido com a personagem. 
A narrativa acima, por exemplo, tem diversas formas de continuar: como um texto dramático; um texto ficcional; um texto mais realistico. Você decide.

Boa criação de livro!

Contos Infantis Adaptados: A Bela e a Fera


Rumo ao fim da nossa primeira série Contos Infantis Adaptados, falaremos hoje sobre A Bela e a Fera!

A história da Bela e a Fera foi transmitida oralmente na França em meados de 1740, por uma mulher, conhecida com a Dama de Villeneuve. O conto ficou mais famoso em 1756, por Jeanne-Marie LePrince Beaumont.

Com o sucesso do conto, a Disney lançou um filme animado muito tempo, em 1991, depois para popularizar o conto novamente. Com personagens que não existiam no conto como Horloge (o relógio), Lumière (candelabro), e Madame Samovar (bule de chá).

Em 2014, foi lançado um filme francês de ótima qualidade e com efeitos especiais que te deixaram com o queixo caído. Além de uma inovação no roteiro, que vai muito além de "julgar alguém pela aparência". Reviravoltas e cenas de ação surpreendentes

Bom filme!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Contos Infantis Adaptados: João e Maria


João e Maria é um clássico retratado pelos Irmãos Grimm. Originalmente chamado de Hänsel und Gretel, o conto clássico foi criado em 1812. Sendo um dos mais antigos contos infantis ganhando diversas adaptações.

A mais recente e horrível adaptação foi em 2013, com João e Maria: Caçadores de Bruxas. Onde dois irmãos com armas super hi-tech (?) na Idade Média que combatem as bruxas negras - racistas - com ajuda de um jovem inexperiente, um ogro do mal que se passa pro lado do bem e etc.

Ação, ação e ação com grandiosas falhas no roteiro e fraca argumentação.

Se você gostar de horror, vai gostar deste filme!

O Mundo das Séries


Extra! Extra! Os posts são coisas que alguma pessoa coloca online para outras pessoas verem, se for do seu agrado. Então, eu fiz mais uma coisa para agradar ainda mais vocês. Resolvi criar um espaço para discutir as série de TV.

Séries de TV são relacionadas com literatura pelo simples fato de construir um mundo repleto de ação, personagens e histórias cativantes. E, para quem gosta de detalhes, pode ver tudo o que se passa.

Aqui vamos nós! Mas primeiro iremos falar de uma série bem desenvolvida até hoje e mais famosa: Game of Thrones!
Game of Thrones (abreviada pelos fãs como GoT) é baseada na série de livros escritos por George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo - que falaremos aqui sobre ela, eu prometo. A série estreou em 2011 e, com 40 episódios (sério 40 episódios?), dura até hoje e faz sucesso tanto nos EUA, quanto no Brasil.

A série narra as aventuras das personagens pelo controle dos Sete Reinos de Westerenos, enquanto as personagens lutam plea sobrevivência e sobre regiões desconhecidas ao norte da Muralha e outros demais continentes ao leste.

Aventura, ação, drama, lutas medievais e muitas surpresas estão presentes na série, acho que vale a pena conferir. Pode ser que ela venha a se tornar a sua série predileta!

Bons episódios!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Indicação Semanal: O Teorema Katherine




Romances água-com-açúcar, cheios de dramaticidade e melosidade, em que uma garota vive uma história de amor na adolescência e depois de algumas brigas o casal principal ficava junto no final eram bem comuns no início do séc. XIV!

John Green, autor de inúmeras obras juvenis
Com a chegada de novos autores geniais da nossa literatura internacional, vários gêneros de livros como aventuras, ficção e romances vem ganhando uma guinada forte para mudanças de paradigmas. Entre eles está John Green. O cara consegue fazer você chorar e rir na medida certa e ainda arrancar aquela vontade de "quero mais". e O Teorema Katherine faz exatamente isso.
Sinopse:
Após o mais recente e traumática pé na bunda, Colin Singleton, que só namora Katherines, resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolse e o melhor amigo no carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que duas pessoas se conheçam.

Boa Leitura!

Contos Infantis Adaptados: Branca de Neve


Continuando mais uma série (as partes anteriores aqui), seguiremos falando sobre a famosa Branca de Neve e os Sete Anões.

Com um conto dos irmãos Grimm, veio a ideia da Disney fazer um filme animado sobre a personagem querida do que viria ser uma das histórias mais clássicas de dos os tempos. O filme animado surgiu em 1937, sendo o primeiro filme animado produzido inteiramente pela Walt Disney Company.

O sucesso foi imediato e com isso, diversas adaptações vieram a se tornar realidade. Uma delas foi Branca de Neve e o Caçador, filme de 2012 estrelado por Kristen Stweart (Crepúsculo), Chris Hemsworth (Thor) e Charlize Theron (Hancock), atores bons e que fazem um bom dinheiro, porém a adaptação foi uma das piores da linda e carismática personagem.

Os efeitos visuais e as cenas de ação (?) deixam o filme um pouco pior do que parece. Sinceramente, não culpo a direção e sim a roteirização pelo fiasco, pois algumas cenas simplesmente não existem! Para piorar o filme ganhou uma sequência que foi engavetada até hoje não se fala nela.

Pelo menos temos a animação da Disney!


Criando um Livro: Parte 3

Bem vindos de volta! Para o primeiro post de fevereiro, considerei continuar a série Criando um Livro (parte 1 e 2 aqui). Aqui falaremos sobre uma das partes fundamentais da narrativa: as aclamadas personagens!

1) As protagonistas
Ao lermos uma nova obra prima, a primeira coisa que você busca é o que mais de aproxima do que está lendo. E é aí que entram as personagens!
Personagens são o centro do livro - os protagonistas - são aqueles que movimentam a história de uma forma tão genial (ou não) que faz você gostar e pedir por mais.
No geral, os protagonistas são os narradores da história - quando se trata de uma narração em primeira pessoa - além de serem os "mocinhos" que devem impedir algo relacionados aos vilões. O protagonista é apenas um ser que promove algo em torno de si, que acaba culminando no desenvolvimento da história.

Protagonistas, geralmente, são difíceis de construir, pois - de acordo com o tom da narrativa - ele tomará uma atitude diferente. Por se tratar de um ser humano (pode ser qualquer ser humanizado) ele terá emoções e sentimentos. Cabe ao autor construir um bom personagem, além de uma boa história de origem e de auto-conhecimento para o personagem. 
2) Os secundários
As personagens secundários são, basicamente, os auxiliares do protagonista ou do antagonista. Eles podem ter uma devida relevância na história, chegando a definir o final do livro, porém não se deve esquecer que o foco principal do livro é o protagonista.

Em geral, são os amigos ou aliados da personagem principal. Pode ter uma personalidade tão forte quanto o foco da narrativa, ou pode ser apenas um figurante (que nem sempre é bom). Todo personagem secundário deve-se prezar pelo o que faz, juntamente com o desenvolvimento da narrativa.
3) Antagonistas
Antagonistas são aqueles seres que têm os objetivos que contradizem o do protagonista, ou que tenta atrapalhar as suas metas. Antagonistas são, geralmente, os "vilões" da história. As origens do antagonista devem ser exploradas do mesmo jeito que forem exploradas as do protagonista.

Assim como o protagonista ou o secundário, o antagonista deve ter sim um grau de relevância igual ao do protagonista, seja ligando uma personagem na outra, ou as duas personagens opostas colocadas em um confronto.
4) Motivações/Objetivos
Todos os personagens da trama devem ter objetivos/metas/motivações bem exploradas para não se tornar um livro chato, com intenções apenas de mostrar o lado de um, desvalorizando o lado do outro.

As motivações são o que geram os movimentos, ações, pensamentos e o desenrolar da narrativa. Por isso, as intenções dos personagens devem ser fortes, como vingança ou poder, e devem ser estabelecidas com bastante clareza.

E isso! Espero que tenham gostado. Até o próximo post!

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Indicação Semanal: A Queda dos Reinos


Quem lê sempre busca novos livros de acordo com o seu gosto. Na Indicação Semanal, o primeiro livro foi A Queda dos Reinos (Falling Kingdoms, no original), por Morgan Rhodes.

O livro é basicamente uma aventura sobre quatro jovens distintos que devem lutar pela sobrevivência em um antigo reino medieval. Em meio a lutas de espadas, conflitos entre nações em busca de poder, os quatro jovens principais devem se preparar com a vinda de uma iminente guerra.

O livro abre portas para uma série encantadora e cativante, que irá fazer você roer dentes e torcer para que o seu personagem favorito sobreviva a tudo o que acontecerá no decorrer das linhas.

Confira abaixo a sinopse oficial do livro:

Nos três reinos de Mítica, a magia estava esquecida desde os tempos imemoriais. Depois de séculos de uma paz mantida a muito custo, certa agitação começar a emergir. Enquanto os governantes lutam cegamente pelo poder, seus súditos têm suas vidas transformadas com a eclosão repetina da guerra.
É assim que o destino de quatro jovens - três herdeiros e um rebelde - acabam interligado para sempre. Cleo, Jonas, Lucia e Magnus vão ter de lutar, cada um a sua maneira, em um mundo revirado pela guerra, onde imperam traições inesperadas, assassinatos brutais, alianças secretas e paixões arrebatadoras.

Boa leitura, e até logo!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Contos Infantis Adaptados: Chapeuzinho Vermelho


Mais uma sequência aqui do blog - primeira parte aqui - agora falaremos sobre a Chapeuzinho Vermelho. O conto foi escrito pelos irmãos Grimm, na Europa em meados dos séculos XIV.

Em 2011, o conto ganhou uma adaptação pela diretora de Crepúsculo. A história conta a vida de Valerie (Amanda Seyfried) que mora em uma vila assombrada por um lobo que vem causando várias mortes.
O tom da história é um pouco mais obscuro do que as outras adaptações da personagem e da história, porém vale a pena assistir se você gosta de cenas de ação e reviravoltas surpreendentes.

Este foi o nosso breve comentário sobre o filme. Espero postar mais sobre esta série de filmes adaptados em contos que lia quando criança.

Até a próxima!